Dia dos namorados mais tranquilo

Ipem-SP analisou mais de 12 mil preservativos masculinos e não detectou irregularidades
(*) Ana Carolina Castro

Getty Images
Getty Images
Os casais que pretendem comemorar o dia dos namorados podem ficar mais tranquilos em relação à segurança dos preservativos. Aproveitando a data, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou na última quinta-feira (28) uma operação especial para fiscalizar as embalagens e as condições dos preservativos masculinos à venda.
Durante a Operação Dia dos Namorados, fiscais do órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, visitaram 24 empresas de comércio varejista e analisaram 12.640 preservativos masculinos. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
Segundo o Ipem- SP, todas as embalagens devem conter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com a marca do Organismo de certificação de Produto (OCP). Além disso, os preservativos devem ser comercializados em embalagens com até 12 unidades, contendo bula e informações que garantam a segurança. O consumidor deve estar atento ao prazo de validade e à data de fabricação do produto, que devem estar indicados na embalagem.
De janeiro a abril deste ano, o Ipem – SP fiscalizou 160.457 preservativos masculinos e todos foram aprovados. Em 2008, no entanto, o resultado não foi tão positivo. Dos 482.164 produtos fiscalizados, 255 apresentaram irregularidades e foram apreendidos. Em casos de desaprovação, o comerciante tem até 15 dias para apresentar as notas fiscais com os dados do fabricante, caso contrário, será considerado o único responsável. As multas variam de R$100 a R$50 mil e são aplicadas a todos os responsáveis pela irregularidade.