Objetos encontrados próximos a Fernando de Noronha norteiam as buscas pelo Airbus

Tragédia AF 447 –

Do site da FAB
Do site da FAB
Além de um avião da FAB encontrar prováveis destroços do Airbus da Air France a aproximadamente 650 km do arquipélago de Fernando de Noronha, pilotos comercias de companhias brasileiras informaram à Aeronáutica sobre a presença de mais objetos. A descrição dos pilotos é que há objetos coloridos, provavelmente de material plástico, sendo que na manhã desta terça-feira já havia sido constatada a presença de uma poltrona, um objeto parecido com uma boia, óleo e querosene.
Subchefe de comunicação da FAB, o coronel Jorge Amaral disse que ainda não há a confirmação de que os destroços encontrados sejam da aeronave desaparecida. “É necessário que sejam retiradas das águas essas peças”, explicou o coronel.
Um navio mercante de bandeira da Holanda já está no local, mas não retirará os objetos da água, pois a função da embarcação é encontrar sobreviventes. A retirada do material da água será feita por três navios da Marinha que deverão chegar ao local somente amanhã. Outro navio de bandeira holandesa e um de bandeira francesa devem chegar na região ainda hoje.
Em sobrevoo pela área onde o avião da Air France desapareceu próxima ao horário em que ocorreu o último contado da aeronave francesa, um piloto da TAM informou à FAB a existência de “pontos laranjas” que poderiam ser chamas. No entanto, a causa do acidente ainda não foi descoberta, sendo que já foram descartadas as possibilidades de atentado ou raio.
A Força Aérea Francesa também participa das buscas. O clima, porém, não é de pleno otimismo. A dificuldade, para as Forças Armadas da França, é a extensão da área de busca, que equivale a “cinco vezes a superfície da França”.