Restrição aos fretados: votação acontece hoje na Câmara de SP

Novo texto
A Câmara Municipal de São Paulo realizará nova audiência para a votação do projeto de lei 558/2008, que entre os diversos artigos restringe a circulação de fretados nas ruas do centro da cidade. Devido à polêmica, o texto foi reformulado e será rediscutido hoje. Inicialmente, o projeto previa a criação de bolsões ao longo das estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Dessa forma, para chegar ao trabalho, o passageiro teria que desembarcar do fretado e terminar o percurso sobre trilhos.
Entre os que discordaram da medida, o presidente da Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Fretamento e Turismo do Estado de São Paulo, Anderson Souza Pinto, disse que a restrição aos fretados deveria ser discutida na comissão de transporte da Câmara. No contraponto, o vereador José Police Neto (PSDB), líder do governo na Câmara, afirmou que a medida valerá para quando o sistema de trens da CPTM e do Metrô estiver em condições de atender a demanda dos passageiros. “Há um equívoco na opinião pública, pois estamos pensando em longo prazo. Não é para amanhã e nem para a semana que vem”, explicou o vereador.
A restrição aos fretados é só uma entre muitas medidas do chamado “pacotão ambiental”, que prevê a diminuição de emissões de poluentes nas áreas de transportes em 30% até 2012. Clique e confira na íntegra a polêmica gerada e os demais itens do projeto.