Caiu a quantidade de grãos colhidos no Brasil na safra de 2008/2009

Safra menor –

A Companhia Nacional de Abastecimento informou hoje pela manhã que houve queda de 6,9% na colheita de grãos no Brasil. A quantidade de grãos colhidos chegou a 134,15 milhões de toneladas, embora a área tenha crescido de 47,4 para 47,6 milhões de hectares. Das 14 culturas avaliadas pela Conab, apenas o arroz registra crescimento. Com mais de 80% da colheita concluída, a produção será de 12,74 milhões de toneladas, um recorde nacional.
“Mesmo diante de todas as adversidades climáticas, o Brasil vai colher a segunda maior safra da história. Estamos mantendo um crescimento de mais de 60% nos últimos 10 anos”, garantiu há pouco o presidente da estatal Wagner Rossi em nota distribuída à Imprensa. Segundo Rossi, a produção é suficiente para garantir o abastecimento interno e também para manter aquecidas as exportações agrícolas do país.
A cultura mais prejudicada pelo clima é o milho. O reflexo será o aumento no preço da ração e, em consequência, o aumento do preço do frango, por exemplo, para o consumidor.