Temer promoverá jantar para discutir a liberdade de imprensa

Polêmica de gala –
Os preparativos começaram hoje bem cedo na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados. Michel Temer (PMDB-SP) será o anfitrião de uma jantar com 100 talheres cujo menu principal será a “liberdade de imprensa”. Entre os convidados estão o presidente-metalúrgico, Lula da Silva, ministros, alguns parlamentares e pesos pesados da Imprensa brasileira, diretores e executivos das grandes redes de televisão e de jornais.

Roosewelt Pinheiro - Agência Brasil
Roosewelt Pinheiro - Agência Brasil
O tema do jantar antecipa a quarta Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, que será realizada nesta terça-feira na Câmara dos Deputados. É também conveniente porque o rega-bofe reúne os mesmos palestrantes da própria conferência, como o ministro Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Federal. Da parte privada dos veículos, já confirmaram presença o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero, a presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito, e o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Roberto Muylaert.
Na quarta, o STF tem na pauta de julgamentos o Recurso Extraordinário 511961, que questiona a necessidade de formação superior para a obtenção do registro profissional de jornalista. Há quem antecipe que, muito mais que liberdade de imprensa, o jantar de Michel Temer servirá também para ajeitar a cobertura jornalística sobre temas sensíveis, como o vazamento de informações e preservação de nomes de autoridades.