Petista “xiita” que usou dinamite vai protestar contra pedágio

Efeito reflexo –
Companheiros do deputado estadual catarinense José Paulo Serafim (PT) estão apreensivos, pois ele ameaça protestar contra a cobrança de pedágios na BR-101, cuja duplicação sequer foi concluída. Serafim é da ala “xiita” do Partido dos Trabalhadores, e é conhecido por radicalizar nos protestos. Numa manifestação a favor dos mineiros de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, Serafim chegou a pendurar bananas de dinamite na cintura.
O radicalismo do parlamentar pode respingar na imagem do presidente-metalúrgico Lula da Silva, já que a cobrança do pedágio é impopular e improcedente. É que o Ministério dos Transportes ainda não concluiu a obra de duplicação da rodovia que se arrasta há anos. Segundo informou o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT) na sua página eletrônica, oito lotes restantes da duplicação continuam em fase de terraplanagem, além da construção dos dez primeiros viadutos ao longo do trecho e de três pontes iniciais em Palhoça, Paulo Lopes e Tubarão.
Além disso, diversos trechos da duplicação da BR-101 em Santa Catarina estão abandonados, como observou em maio o deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC). De acordo com levantamentos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), as obras especiais, como túneis, pontes e viadutos sequer foram iniciados. O deputado estadual Valmir Comin (PP) lembra que a duplicação deveria acabar neste ano, “mas agora já se fala em 2010, 2011”.