Presidente da Nossa Caixa renuncia ao cargo

Cargo temporário
O banco Nossa Caixa anunciou nova mudança em sua cúpula diretora nesta quinta-feira (18). Paulo Euclides Bonzanini, diretor-presidente do banco paulista, renunciou ao cargo e deverá ser substituído pelo ex-presidente do BNDES, Demian Fiocca. Bonzanini é funcionário do Banco do Brasil há 33 anos. Durante os últimos meses de 2008, foi diretor de varejo do BB e, após se aposentar, assumiu a presidência da Nossa Caixa, a fim de comandar a integração da Nossa Caixa ao Banco do Brasil. Fiocca foi nomeado pelo acionista controlador da Nossa Caixa, e a nomeação deverá ser deliberada pelo Conselho de Administração.

Foto: Everton Amaro
Foto: Everton Amaro
A presidência do banco paulista é um cargo apenas temporário, pois a marca Nossa Caixa desaparecerá. Em cerca de um ano, o BB pretende completar o processo de incorporação dos bancos. Com isso, Fiocca terá pela frente o desafio de integrar as atividades de bancos com culturas diferentes. No primeiro trimestre, os ajustes contábeis no balanço causaram perda de R$ 349 milhões.
Demian Fiocca foi secretário de assuntos internacionais do Ministério do Planejamento entre 2003 e 2004, quando a pasta era comandada por Guido Mantega. Depois, acompanhou o ministro como vice-presidente, quando Mantega foi nomeado para o comando do BNDES. Tornou-se presidente do banco de desenvolvimento após o atual ministro da Fazenda assumir a pasta. Em 2007, deixou o BNDES para ser diretor da Vale do Rio Doce. Em abril, saiu da empresa em meio a um processo de enxugamento, motivado pela crise financeira internacional.