Telefonica desrespeita determinação da Anatel

Tumulto de comunicação –
A Telefonica (sempre ela) continua oferecendo o “Speedy” em seu site, mesmo tendo a Anatel proibido a comercialização do serviço. Como justificativa, a empresa alega não ter sido comunicada oficialmente da proibição, mas a Anatel garante que a publicação no Diário Oficial, que já aconteceu, é suficiente como notificação já coloca em vigor a determinação.
Essa proibição imposta à Telefonica teve como motivo a instabilidade do serviço. A Anatel explica que a decisão continuará em vigor “até que a empresa declare que foram implementadas medidas que assegurem a efetiva regularização do serviço e que a Anatel a comprove”.
Mesmo alegando que não foi notificada da decisão, entretanto, a Telefonica já começou a se mexer para sinalizar as tais “medidas”. Publicou em sua página na internet, logo ao lado das propagandas do “Speedy”, um comunicado aos clientes informando que a empresa “migrou todos os seus usuários que aderiram ao Plano de conexão à banda larga sem provedor de acesso entre 22 de agosto de 2007 e 14 de julho de 2008 para um provedor de acesso, o A. Telecom”. Nessa nota, a empresa explica: “Apesar de não ser obrigatória a contratação de um outro provedor, acreditamos que um acesso mais direto aos ofertantes das comodidades aludidas pode melhorar sua [do usuário] experiência de navegação na internet”.
A determinação da Anatel é clara. A Telefonica não apenas desrespeita a determinação de interromper as vendas do “Speedy”, mas também alega ações de melhoria na qualidade de seus serviços sem que a Anatel os tenha comprovado.

Reprodução
Reprodução