Na mira do Procon

Fundação cria espaço para denúncias sobre a instabilidade do Speedy –
(*) Ana Carolina Castro
Devido às interrupções do serviço de banda larga “Speedy”, da Telefônica, a Fundação Procon-SP alerta que o consumidor deve ficar atento para denunciar qualquer irregularidade do serviço. O órgão, vinculado à secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, criou nesta terça-feira (23) um canal em seu site para que os clientes da Telefônica possam apontar as falhas da conexão.

Getty Images
Getty Images
Em nota divulgada em seu site, o Procon-SP incentiva o uso do recurso, pois “a participação dos cidadãos é extremamente importante, já que as denúncias apresentadas serão coletadas e utilizadas para nortear procedimentos do órgão, inclusive de caráter punitivo, visando à adequação da conduta da empresa.” A fundação afirma ainda que o canal de denúncias e reclamações “trata-se de um espaço para subsidiar atuação voltada para a defesa da coletividade”.
O Procon-SP ressalta que a Telefônica é uma das empresas que mais possui reclamações registradas no órgão, sendo grande parte referente ao “Speedy”. A determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que a Telefônica pare de comercializar esse serviço, em razão das interrupções ocorridas na prestação do serviço, continuará em vigor até que a empresa implemente medidas que regularizem o serviço.
A Anatel não só impediu a comercialização do “Speedy” como também determinou um prazo de um mês para que a Telefônica apresente um plano para garantir a estabilidade do serviço. Além disso, a empresa deve esclarecer sobre as reclamações referentes ao serviço em um prazo de cinco dias e informar sobre a determinação da Anatel ao consumidor que desejar contratar o serviço. A página do Speedy na internet comunica sobre a determinação da Anatel e conclui: “Estamos trabalhando fortemente para que a situação se normalize o mais breve possível”.
O consumidor que desejar pode registrar sua denúncia através da página do Procon-SP.