Estudo esconde produtividade dos ministros do Supremo

stf_05Radiografia numérica
Se no Senado ou na Câmara dos Deputados, e até mesmo em algumas Assembleias Legislativas, é possível checar e comprovar o trabalho de cada parlamentar, o mesmo não acontece com o trabalho dos onze ministros do Superior Tribunal Federal. Levantamento divulgado na última segunda-feira (22) pela Assessoria de Gestão Estratégica revela que há 106 mil processos tramitando na Suprema Corte – média de 9,7 mil processos por ministro.

Ontem, a reportagem do ucho.info procurou a assessoria de comunicação do STF para obter os números de processos que tramitam, efetivamente, em cada gabinete. Para não ferir suscetibilidades, os números são mantidos sob estrito sigilo. Com a informação, o internauta poderia conhecer a produtividade dos senhores ministros, assim como é possível no Parlamento. Extraoficialmente sabe-se que o ministro que mais acumula processos é Joaquim Barbosa, enquanto o mais produtivo é Celso de Mello.

Texto da Agência Justiça informa que a maior parte dos processos se refere a recursos interpostos contra decisões de instâncias inferiores, tais como os Agravos de Instrumento (AI). Um balanço divulgado pelo STF em abril identificou a redução de 40,9% dos processos distribuídos na Corte durante o primeiro ano de gestão do ministro Gilmar Mendes na Presidência do STF. Foram 31 mil recursos extraordinários dispensados de apreciação pela Suprema Corte.