Instalação da CPI Petrobras deve ser boicotada mais uma vez

Virou novela –
A CPI Petrobras/ANP será novamente boicotada. Governistas vão esvaziar mais uma vez a reunião de instalação, marcada para esta terça-feira, e desta vez a justificativa é a criação da CPI do Dnit. “No instante em que caminhávamos para um acordo, eles [oposição] aproveitaram uma sessão esvaziada e criaram outra CPI”, acusou o líder petista no Senado, Aloizio Mercadante (SP), e completou: “Isso não é comportamento de quem deseja descontaminar o ambiente. Sendo assim, não tem mais acordo”.
Reação
Os oposicionistas, por sua vez, ainda pensam em obstrução nas votações do plenário, incluindo-se entre elas a da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso, sem a qual os parlamentares não poderão desfrutar do tradicional descanso do mês de julho. Além disso, com esse novo adiamento forçado, não há mais certeza de que a relatoria da CPI das ONGs será mesmo passada a mãos governistas.
O que ainda não está decidido entre líderes demo-tucanos é se a oposição irá apelar ao Supremo Tribunal Federal ou aos artigos 48 e 85 das normas internas do Senado, que determinam que o presidente da Casa possa substituir integrantes da CPI que impeçam a instalação de uma comissão de inquérito. Essa segunda opção obrigaria José Sarney (PMDB-AP) a tirar de seus companheiros e protetores governistas os cargos da CPI.