Na Líbia, Lula se contradiz ao condenar golpe em Honduras

lula_157No limite do discurso –
Na Líbia, onde se encontra para participar do encontro de cúpula da União Africana, o presidente Lula da Silva voltou a condenar o Golpe de Estado em Honduras. “O Brasil está lutando em Honduras contra um golpe de estado desnecessário, feito em cima de um governo democrático”, disse Lula em entrevista concedida à equipe do “Jornal Nacional”.

A reunião da União Africana reúne, entre outros chefes de Estado, general líbio Muammar Kadafi, que está no poder há 40 anos, o presidente do Sudão, Omar Al Bashir, acusado de ter cometido crimes de guerra e contra a humanidade, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, cuja reeleição foi amplamente contestada.

Questionado se não é contraditório o presidente condenar o Golpe de Honduras e, ao mesmo tempo, prestigiar uma reunião da União Africana, Lula negou. “Não vamos misturar as coisas, porque isso não interessa a ninguém. Eu sou convidado da União Africana. Ou seja, quando você é convidado para uma coisa, você não pergunta quem são os outros convidados. Então, a mim não tem nenhum problema participar do encontro que tenha pessoa, que alguns entendam que tenha algum problema com a democracia. Eles são convidados”.

Sendo assim, que se sinta livre o traficante Fernandinho Beira-Mar para convidar o presidente para um churrasco, pois Lula não se importa em não compartilhar dos mesmos ideais que os convidados dos eventos que frequenta.