Policiais fazem lobby por carreira e fim de punição

Defesa da categoria –

Será no dia 14 de julho o protesto nacional dos policiais federais pelo fim do chamado “policial de terceira classe”, que, como diz a classificação atual do quadro funcional, é um profissional menos valorizado e que ganha bem menos na corporação. A decisão pela manifestação aconteceu na assembleia geral realizada na tarde da última quarta-feira pela Federação Nacional dos Policiais Federais. O reenquadramento se daria na segunda classe.
O outro objetivo da mobilização é sensibilizar os parlamentares federais pela rapidez na tramitação da Lei Orgânica da PF. Nesta semana, representantes dos Sindicatos de Policiais Federais conversaram com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, solicitando documentalmente audiência para tratar da Lei Orgânica da Polícia.
Na manhã desta quinta-feira, na Câmara dos Deputados, representantes das categorias dos policiais civis do Distrito Federal e da Polícia Federal apresentaram sugestões ao projeto que institui o regime disciplinar da Polícia Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal. A PF sugere, por exemplo, substituir algumas penalidades de demissão por suspensão. Essa sugestão se aplica ao caso da dívida não paga pelo policial, que seria punido com suspensão e não por demissão, como previsto no projeto. Para a Agência Câmara, o deputado-delegado Laerte Bessa (PMDB-DF) disse esperar que a aprovação do projeto resulte em uma polícia mais profissional, eficiente e voltada para os interesses do povo brasileiro.