Banho só depois das 21 hs

Aneel estuda possibilidade de cobrar tarifas na conta de luz de acordo com o horário –

(*) Ana Carolina Castro

showerA Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está estudando a possibilidade de, assim como ocorre nas contas de telefone, a energia elétrica passar a ser cobrada com tarifas que variam de acordo com o horário. A pessoa que, por exemplo, optar por tomar banho fora do horário de pico, perceberá uma diminuição no valor cobrado. O objetivo da mudança é incentivar o consumidor a diminuir o consumo nos horários de pico, entre 18 e 21hs.
O presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis, declarou-se a favor da medida. “A redução na cobrança da tarifa de energia, em horários diferenciados, estimulará a população a economizar energia e concentrar os itens de maior consumo, como o chuveiro, fora do horário de pico, entre empresas e residências”, afirma Reis.
O sindicalista, no entanto, explica que, caso a medida seja implantada, será preciso definir quem pagará pela troca do medidor, e ressalta que esse gasto não pode ser pago pelo consumidor. “Não é justo que este custo sobre para o consumidor, pois as empresas tem capital suficiente para investir nessa modernização. Além disso, a população precisa ser estimulada a economizar, e se ela tiver que arcar com gastos optará por manter a conta como está”, conclui.
Muitos consumidores, no entanto, não aprovam a mudança. A professora Edna Morato é um exemplo dos que discordam que a medida traga benefícios. “É importante a preocupação com a diminuição do gasto de energia, mas para o trabalhador é, de certa forma, inevitável o consumo nesse horário. Você chega do trabalho cansado e quer tomar um banho, ver televisão. É o único momento que você tem para isso, e com essa mudança acabaremos pagando mais caro sem ter muita opção.”