Ibama bate o pé e inviabiliza construção de estrada

Pedra no caminho
Não foi desta vez que o Instituto do Meio Ambiente (Ibama) concedeu a licença ambiental para a construção da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). No despacho publicado ontem e disponibilizado no portal do órgão, informa-se que o DNIT deve apresentar complementações no Estudo de Impacto Ambiental “consideradas fundamentais”.

A chance de o asfaltamento obter licença prévia (anterior à autorização para o início das obras) num trecho de 405 quilômetros foi condicionada à revisão dos estudos e a medidas de proteção florestal. Com o embargo, não há previsão de novo prazo para o Ibama reavaliar o empreendimento. A rodovia está listada entre as obras do PAC e deveria estar concluída no final de 2011.

A BR-319 é a única ligação terrestre entre as duas capitais – distantes 870 quilômetros. Os técnicos do Ibama observam no Parecer 078/2009 que a rodovia vem sendo implantada e pavimentada desde os anos 70, mas sofrendo ao longo dos anos um processo de intensa degradação devido a ausência de conservação, o que tem provocado extensos trechos de atoleiros e queda de pontes.