Governo fica com relatoria e presidência da CPI Petrobras/ANP

Companheirada bem protegida –
O governo vai dominar as investigações da CPI da Petrobras/ANP, com o senador João Pedro (PT-AM) na presidência, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) na vice-presidência e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) na relatoria. A votação do presidente e vice aconteceu nesta terça-feira, com oito votos para a chapa Pedro – Crivela e três votos ao senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
A reunião de instalação terminou pouco depois da eleição, e primeira sessão já foi convocada para o dia 6 de agosto, às 15 horas, quando o relator deverá apresentar o plano de trabalho. Jucá disse que vai se ater exclusivamente aos fatos determinados no requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB – PR), mas garantiu que serão investigadas as denúncias de irregularidades nos contratos de patrocínio da Petrobras.
A instalação da CPI só foi possível a partir de um acordo com a oposição, que abriu mão da instalação da CPI do Dnit e da relatoria da CPI das ONGs. A reunião foi assistida por assessores da empresa estatal, que se sentaram logo atrás das bancadas reservadas aos senadores.
Romero Jucá foi indicado relator depois de uma queda de braço com o líder da bancada do PMDB, Renan Calheiros (AL), que participou dos trabalhos iniciais e se ausentou pouco antes da votação. Jucá disse que comunicou ontem ao presidente Lula da Silva que o Senado iria instalar a CPI nesta terça-feira, mas não deu detalhes da conversa.