Sob a égide da discórdia, Congresso pode votar a LDO ainda hoje

A noite promete –
Embora não se tenha um acordo sobre todos os pontos que contrapõem a oposição e a base governista, que é maioria, a noite desta quarta-feira promete ser de muita votação na sessão do Congresso Nacional. Está em pauta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pré-requisito para o início do recesso parlamentar e fundamental para orientação do Orçamento Geral da União do próximo ano.

O acordo depende de três pontos já discutidos ontem. Um deles é o desejo do governo de colocar todos os recursos de investimentos do Orçamento de 2010 nas obras do PAC, o que daria um combustível especial à campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT).

O vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse ao ucho.info que a sessão deverá começar provavelmente às 20 horas. A maior dificuldade, que poderia provocar uma obstrução na votação, foi solucionada com a instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. A eleição do decano Paulo Duque, segundo suplente do governador Sérgio Cabral Filho (Rio de Janeiro), no entanto, não agradou a muitos e provocou desconfianças na própria base governista. A imposição do nome foi do líder peemedebista Renan Calheiros (AL), forçando a desistência do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que tinha o apoio de vários grupos para assumir a presidência do órgão sob consenso.