À espera dos aplausos da UNE, Lula participa de evento em Brasília

Pau mandado
Depois da Câmara dos Deputados, será a vez do Palácio do Planalto homenagear a União Nacional dos Estudantes. O presidente-metalúrgico Lula da Silva aparece no final da manhã de hoje no 51º. Congresso da UNE, em que 15 mil alunos de todas as partes do país participam dos debates no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A UNE é dirigida há décadas por filiados ao PCdoB. Com sua história escrita na política brasileira nos últimos 70 anos, sempre contrária às propostas governamentais, a entidade ficou menos crítica a partir de 2003. Talvez porque a ajuda em dinheiro recebida do Ministério da Educação e de empresas estatais tenha influenciado o pensamento de seus dirigentes. Só em 2008, a entidade recebeu cerca de R$ 2 milhões do governo federal.

Na Câmara, nesta quarta-feira, o deputado Marco Maia (PT-RS) lembrou que vários dirigentes da entidade se elegeram deputados e das grandes campanhas encabeçadas pela UNE, como a contra as ditaduras desde a era Vargas (ex-presidente Getúlio Vargas) e outras em favor da anistia política e das eleições diretas.