Delícias ao som de baião

Vale do Anhangabaú, em São Paulo, recebe homenagem a Luiz Gonzaga recheada de pratos típicos da cozinha nordestina

(*) Ana Carolina Castro

Com ares de São João nordestino, o centro da capital paulista receberá nesse fim de semana a “Homenagem a Luiz Gonzaga”, importante compositor pernambucano conhecido como o rei do baião, um dos grandes responsáveis pela difusão da música nordestina pelo país, falecido há exatos 20 anos.
Para homenagear a carreira de Gonzaga, o Governo do Estado de São Paulo levará o melhor do nordeste para o Vale do Anhangabaú. Das 18 hs de sexta-feira (17) até as 19 hs do domingo (19), o público contará com mais de 35 atrações culturais, mas a principal atração do evento serão as comidas típicas que representarão os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O evento trará diversas barracas para o público provar, ou relembrar, o gostinho da cozinha nordestina. Para aqueles que não conhecem a culinária nordestina o portal do Governo do Estado disponibiliza um dicionário que explica as principais iguarias. Veja aqui.
Enquanto se deliciam com os sabores exóticos dos pratos típicos, os visitantes poderão assistir a shows, apresentações de teatro e conhecer também o artesanato de cada estado. Entre os shows programados estão Elba Ramalho, Dominguinhos e Alceu Valença.
Veja alguns pratos que serão servidos no evento:

Alagoas
Bahia
Ceará
Maranhão
Paraíba

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)
Pudim de tapioca (Foto), Baião de dois, Bolo de milho verde e Camarão refogado. Acarajé, Baba de moça (Foto), Bobó de Camarão, Bolo de Aipim, Bons-bocados, Carne de sol com pirão de leite, Munguzá de colher, Pudim de tapioca, Queijadas, Quindins de Iaiá, Sequilhos e Vatapá. Bolo Luiz Felipe, Buchada (Foto), Camarão gratinado, Lagosta gratinada e Tainha com leite de coco. Arroz de caranguejo, Arroz de Cuxá(Foto), Caruru, Compota de bacuri, Cuxá da roça, Pé de moleque, Peixe maqueado e Sopa de camarão. Bolo de macaxeira (Foto), Chambaril e Quibebe.
         
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
 

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)
 
Bolo de rolo (Foto), Bolo Souza Leão, Casquinha de siri, Fritada de caranguejo e Galinhada de cabidela.

Arroz com capote, Arroz de Maria Izabel (Foto), Capiau, Carneiro com leite de coco, Maxixada e Pirão de parida. Charque com banana da terra, Doce de caju em caldas (Foto) e Paçoca. Casquinha de siri (Foto) e Doce de caju.