PcdoB continua monopolizando a União Nacional dos Estudantes

augusto_chagas_01Carta marcada
A hegemonia do PCdoB continuará prevalecendo na União Nacional dos Estudantes depois da eleição, no domingo à noite, do estudante paulista Augusto Chagas, 27 anos. A preferência dos estudantes que participaram do 51º Congresso Nacional da UNE pelo candidato recém-eleito, que cursa Sistemas de Informação na USP, já havia sido antecipada na quinta-feira pelo ucho.info, após a visita do presidente-metalúrgico Lula da Silva (PT) e de ministros e deputados filiados à sigla.

Chagas recebeu o cargo de Lúcia Stumpf, estudante de Jornalismo que ainda este ano conclui o curso. A própria UNE enaltece o poder do PCdoB na entidade, ao afirmar que o novo presidente “passa a figurar entre o seleto grupo dos que chegaram à presidência da UNE, nomes pesos-pesados como José Serra, Aldo Arantes, Aldo Rebelo, Lindberg Farias e Orlando Silva Jr.”

A citação dos nomes não é mera coincidência. É o estado-maior do PCdoB. No seu discurso, Augusto Chagas abusou da ironia: “Somos parte de uma nova era que discute os avanços do Brasil, os avanços na educação e levantamos a bandeira do movimento estudantil”. Oito chapas disputaram o voto de 3.001 delegados. Estiveram presentes no congresso cerca de cinco mil estudantes, de acordo com a UNE.

Durante a plenária final, os delegados da UNE também aprovaram a necessidade de um plebiscito, em 2010, para que seja escolhido o posicionamento da entidade na próxima eleição presidencial. “A ideia é ter um projeto a ser defendido, e não um candidato”, afirmou Lúcia Stumpf.