Um paraíso em Pernambuco

A praia de Porto de Galinhas, de águas verdes e areia branca, tem cativado turistas do mundo todo com suas belezas naturais

(*) Ana Carolina Castro

Praia de Calhetas
Praia de Calhetas
Paraíso. É assim que Sérgio Leal, diretor da Secretaria de Turismo de Ipojuca, do estado de Pernambuco, define a praia de Porto de Galinhas. Pode parecer uma declaração tendenciosa, mas ele tem razão. Porto de Galinhas é um lugar maravilhoso. Localizada no município de Ipojuca, a praia recebeu o título de Praia do Ano pela revista “Brasil Travel News” por quatro vezes consecutivas, e é considerada a melhor praia do país pela revista “Viagem e Turismo”.

E, de fato, merece os títulos. Repleta de belezas naturais, a praia oferece ao turista a oportunidade de visitar as piscinas de águas claras e mornas (média de 28ºC) formadas entre corais, mangues e lindas praias de areia branca e coqueirais. Tudo isso aliado ao grande trunfo de Porto de Galinhas, que é a tranquilidade e limpeza de suas praias.“Porto de Galinhas é hoje o principal destino turístico de Pernambuco, pois, além de possuir as mais belas praias do nordeste, possui as condições para atender bem tanto o turista brasileiro quanto o estrangeiro”, afirma Leal.

Segundo o diretor, a cidade recebe cerca de 600 mil turistas por ano. “Embora seja difícil mensurar exatamente o quanto é movimentado direta e indiretamente pelo turismo, os números são expressivos. Só a hotelaria local movimenta cerca de U$150 milhões por ano”, diz ele.

A praia de Calhetas é marcada pelas grandes rochas.
A praia de Calhetas é marcada pelas grandes rochas.
A praia possui mais de 10.000 leitos em pousadas, hotéis e resorts, além de infra-estrutura para eventos de grande porte, restaurantes, bares, lojas, operadoras de mergulho, passeios de jangada ou de buggy, entre vários outros serviços. Localizada no litoral sul de Pernambuco e a 57km de Recife, Ipojuca possui 32 km de litoral, sendo o município com a costa mais extensa do estado. Do norte para o sul, Ipojuca possui diversas praias na região de Porto de Galinhas: Praia de Gamboa, Muro Alto, Cupe, praia da Vila de Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

O nome Porto de Galinhas, tem uma origem inusitada. Durante a escravidão no Brasil, o porto era o principal local de comércio de escravos ilegais no nordeste. Como muitos vinham escondidos nos navios embaixo de caixotões de galinhas d’angola, sua chegada ao porto era anunciada nas ruas: “tem galinha nova no porto!”. Assim, a então praia de Porto Rico passou a ser conhecida como Porto de Galinhas.

Para quem vai de avião, o destino é o Aeroporto Internacional dos Guararapes, a cerca de 60 km de Ipojuca, em Recife, onde o turista pode contratar os serviços de uma empresa de Transfer, pegar um táxi ou alugar um carro para levá-lo até a praia de Porto de Galinhas.

Durante o passeio o visitante caminha pelos recifes
Durante o passeio o visitante caminha pelos recifes

Um item obrigatório em qualquer roteiro de viagem de quem visita a cidade é o passeio de jangada até as piscinas naturais. Ainda na praia, há sempre um grupo de garotos que vendem garrafas com ração para alimentar os peixinhos. O jangadeiro conduz o grupo até os arrecifes, onde o turista pode nadar nas águas límpidas e transparentes e alimentar os peixes que rodeiam os banhistas.

Outro aspecto que faz de Porto de Galinhas um ótimo lugar para se passar as férias é a hospitalidade dos moradores. Leandro Nunes, condutor de buggy há seis anos, explica: “Aqui, nós exploramos o turismo, e não o turista. Quando se vive do turismo, você aprende a tratar bem o visitante para que ele volte mais vezes. Além disso, nós temos orgulho da nossa cidade, queremos mostrar para todos que Porto de Galinhas é o lugar mais bonito do mundo!”. Nunes conta que, nos meses de janeiro e fevereiro, a maior parte dos turistas que ele atende vem de Portugal. Durante os demais meses, lideram os italianos, seguidos pelos paulistas e mineiros.

O condutor ressalta também que percebe outra constante em relação aos visitantes: a grande frequência de casais em lua-de-mel. E com razão. O cenário paradisíaco e o clima tropical faz da praia um ótimo lugar para passar os primeiros momentos da vida a dois. Além disso, o baixo preço em relação aos demais destinos no nordeste faz da praia uma boa opção para quem está endividado com as despesas do casamento.

“Toda a variedade de atrativos e de serviços, atrelada às belezas naturais e riquezas culturais, faz de Porto de Galinhas o destino ideal para quem procura lazer, entretenimento, sol e mar, descanso, estrutura de eventos e muito mais”, conclui Sérgio Leal.

Uma das piscinas mais famosas é a que possui o formato do mapa do Brasil.
Nas piscinas naturais o banhista tem a oportunidade de nadar rodeado por peixes.
As piscinas naturais ficam repletas de jangadas levando turistas.