Paulo Bernardo é candidato e governo estuda PAC 2

Floreios discursivos –
O ministro Paulo Bernardo deverá mesmo deixar a pasta do Planejamento no final de março do ano que vem para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido dos Trabalhadores do Paraná. O assunto já foi tratado com o presidente-metalúrgico Lula da Silva, que resumiu toda a conversa em 18 segundos, segundo o ministro. Bernardo esteve na manhã desta terça-feira no 7º Congresso Internacional Brasil Competitivo – Gestão Pública, que reúne algumas das principais autoridades do país. O ministro anunciou que o governo federal está trabalhando numa carteira de investimento para 2011, uma espécie de PAC 2 ou 3, como já vem sendo batizado no Palácio do Planalto.

Foto: Agência Brasil / Fábio Rodrigues Pozzebom
Foto: Agência Brasil / Fábio Rodrigues Pozzebom
Em conversa com a imprensa, Paulo Barnardo foi mais uma vez otimista ao afirmar que o Brasil é o país que mais cresceu entre os 20 membros do G-20, e lembrou a manchete da “Folha de S. Paulo” desta terça-feira, que infirma que os banqueiros afirmaram que a recessão acabou em maio. Porém, um dos jornalistas observou que, para os banqueiros, nunca existiu recessão. “Os nossos problemas estão resolvidos; temos condições de crescer mais e ter um rigor fiscal maior”, respondeu o ministro.
Paulo Bernardo ficou irritado ao ser questionado pela reportagem do ucho.info sobre o controle de gastos. “A realidade mudou completamente, essa ladainha não serve mais pra nós [governo]. O Brasil é mais complexo do que cortar gastos. Não dá mais para ficar só com esse bordão”, disse ele em alusão às críticas que o meio empresarial tem feito ao governo. Pouco antes, o organizador do congresso, Jorge Gerdau Johannpeter, disse que o governo precisa investir mais, porque 20% do PIB ainda é pouco para colocar o país no trilho do desenvolvimento.