Obama se irrita com falha do serviço de inteligência dos EUA

A história se repete

barack_obama_31Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama mostrou profunda irritação ao afirmar na terça-feira (5) que as agências de inteligência norte-americanas tinham informações suficientes para impedir a tentativa do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab de explodir um avião que seguia de Amsterdã para Detroit, mas foram incapazes de cruzar os dados. Obama afirmou que os sistemas de segurança dos EUA falharam de forma “potencialmente desastrosa”. A irritação do presidente ianque se justifica, pois o pai de Umar Abdulmutallab já havia denunciado o próprio filho na embaixada norte-americana na Nigéria.

É preciso destacar que nem sempre as autoridades dos EUA levam a sério determinadas denúncias. Há anos, o ucho.info contatou o consulado norte-americano para repassar informações sobre a rota do dinheiro que seguia da chamada tríplice fronteira para as contas bancárias da Al Qaeda, mas os funcionários da representação diplomática não apenas desdenharam a oferta, como criaram entraves burocráticos para receber os dados.

No contraponto, é grande o número de terroristas e criminosos que entram e saem dos EUA com assustadora facilidade. Durante a investigação do polêmico caso do Dossiê Cayman, entre os anos de 1998 e 2000, o editor do ucho.info visitou diversos detentos na prisão federal de Miami. Lá, um dos presos, de origem árabe, conseguiu entrar na terra do Tio Sam doze vezes, sempre com nomes e documentos distintos. E em cada uma das vezes praticou uma série de crimes, cujo produto financeiro serviu para financiar atividades terroristas. É fato que a segurança nos EUA aumentou consideravelmente após o atentado de 11 de setembro, mas mesmo assim terroristas que de maneira criminosa e covarde se escondem sob o manto do Islã ainda circulam com largueza pelos domínios de Barack Hussein Obama.