Fifa informa que Brasil lidera ranking das seleções de futebol

Favoritos na África

cbf_01A Federação Internacional de Futebol (Fifa) revelou nesta sexta-feira (8) que a seleção brasileira lidera as estatísticas entre todos os times do planeta. A seleção teve 11 vitórias seguidas, ficou mais jogos sem perder (13), teve a maior sequência de jogos marcando gols (14) e obteve a vitória mais valiosa em relação ao ranking da entidade – 3 a 0 sobre a Itália. O balanço divulgado pela Fifa leva em conta 850 jogos disputados pelas seleções masculinas e 304 pelas femininas. Em 2008, foram realizados 425 jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa na África do Sul 2010. Em 2009, foram 332 jogos.

De acordo com um texto postado no site oficial da Fifa, apenas quatro seleções do primeiro escalão do Ranking Mundial da FIFA permaneceram invictas em 2009: Portugal, Holanda, Nigéria e Costa do Marfim não sofreram sequer uma derrota, garantindo vaga na Copa do Mundo 2010. A bem-sucedida jornada da Espanha foi interrompida em 2009, quando a série invicta de 35 partidas dos campeões europeus foi quebrada pelos EUA, na semifinal da Copa das Confederações da Fifa.

As seleções masculinas de 178 das 208 federações afiliadas à Fifa jogaram pelo menos uma partida internacional de primeiro nível, enquanto que 84 seleções femininas também entraram em campo pelo menos uma vez. No futebol feminino, a Finlândia foi a que mais atuou (20 vezes); no masculino, Honduras e EUA jogaram 24 vezes. O número médio de partidas por seleção foi consideravelmente menor que o do ano anterior: 9,6 para os homens e 7,2 para as mulheres.

O jogo mais valioso para o Ranking Mundial da Fifa foi a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a atual campeã do mundo, a Itália, na Copa das Confederações da Fifa África do Sul 2009. No lado feminino, o triunfo dos EUA por 1 a 0 no amistoso jogado fora de casa contra a Alemanha gerou a maior pontuação.