Prudente mantém decisão de assumir Câmara, apesar dos protestos

Medo desnecessário

leonardo_prudente_021Na medida em que Brasília volta à rotina, com direito à retomada da labuta por parte do presidente-metalúrgico Lula da Silva e seus principais assessores, na Câmara Legislativa do Distrito Federal a segunda-feira promete um dia agitado. No fim de quase um mês de recesso, o presidente licenciado Leonardo Prudente (sem partido) garante que assume hoje a presidência da Casa. Acusado de receber propina (imagens mostraram Prudente colocando dinheiro na meia), o parlamentar poderá ser a tábua de salvação do governador José Roberto Arruda (sem partido), ameaçado por diversos pedidos de impeachment.

Prudente quer voltar ao posto apesar das críticas de alguns colegas e da OAB nacional, cujo presidente Cezar Britto lançou nota dizendo que o retorno era um “desfecho lamentável” para os brasilienses. Na sexta-feira (8) três deputados distritais – Wilson Lima (PR-DF), Milton Barbosa (PSDB-DF) e Cabo Patrício (PT-DF), membros da mesa diretora da Câmara – fizeram um apelo para que o presidente da Casa reconsiderasse a decisão. A reunião ocorreu na casa do deputado Wilson Lima, no Gama, região administrativa do DF.

Prudente descartou o pedido alegando que seu afastamento implicaria em um pré-julgamento e que tem um parecer da procuradoria da Casa favorável à sua volta. Nesta segunda-feira os parlamentares suspendem o recesso de começo de ano para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito e dar continuidade aos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Especial que apuram o esquema revelado no final do ano passado pela Polícia Federal.

Para deixar o clima ainda mais quente, manifestantes desde domingo (10) fazem protestos contra Prudente. Cerca de 50 pessoas protestaram no final da tarde em frente à casa do presidente da Câmara Legislativa (QI 3, do Lago Norte). Depois voltaram a sede do Legislativo para iniciar uma vigília. Os manifestantes querem o impeachment de Leonardo Prudente e que a Câmara agilize as investigações sobre o suposto esquema de corrupção.