Lavagem do Bonfim vira procissão de políticos na Bahia

Campanha eleitoral

igreja_bonfim_02Os políticos não tiveram escrúpulos e transformaram o tradicional cortejo que antecede a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, numa procissão eleitoral que mais se parecia com uma campanha em busca de votos. Estiveram por lá o ministro da Integração nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o governador Jaques Wagner (PT), candidatos ao governo estadual. O Partido da República, do senador César Borges, outro pré-candidato e que desfilou sozinho, chegou a levar à frente do seu cortejo um boneco gigante do deputado Maurício Trindade. No evento esteve o delegado Protógenes Queiroz, filiado ao PCdoB e que poderá concorrer a deputado federal por São Paulo.

Os caciques políticos lideraram um cortejo de correligionários de menor significância, como o prefeito da capital João Henrique (PMDB), que também na maior cara de Pinóquio criticou o tom político do evento. Geddel sinicamente disse que estava na Lavagem do Bonfim para pedir paz para “o povo do Haiti e da Bahia, que precisa melhorar a saúde”. A jornalista Carolina Mendonça conta que o tom eleitoral da Lavagem também pode ser percebido na Colina Sagrada, onde uma área maior do que a do ano passado foi reservada para os políticos. Eles vão ocupar toda a faixa da direita de acesso à igreja.

A homenagem ao Senhor do Bonfim é muito antiga na Bahia, embora exista controvérsias sobre sua origem portuguesa ou africana. Esta cerimônia acontece no dia 15 de janeiro. Um imenso cortejo de devotos percorre dez quilômetros de Salvador, partindo do Largo da Conceição até o Largo do Bonfim. Baianas vestidas a caráter trazem moringas e potes cheios de água perfumada para a lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Cantos e hinos religiosos misturam-se ao som dos trios elétricos na festa, que é o maior exemplo do sincretismo religioso na Bahia, pois o ritual homenageia também Oxalá (Obatalá), que no candomblé é identificado ao Senhor do Bonfim. Os participantes bebem, comem e divertem-se durante o percurso, antecipando o Carnaval de rua de Salvador.