Brasília sedia evento contra a corrupção

Brasília sedia evento inédito chamado Corrida contra a Corrupção

(*) Milton Júnior (Contas Abertas) –

A Esplanada dos Ministérios, palco de escândalos de desvio de dinheiro público, nepotismo e tráfico de influência, será o local da I Corrida contra a Corrupção, que acontece no dia 12 de dezembro, a partir das 9 horas, em Brasília.

O evento, que pretende estimular a população sobre a importância do controle social para fiscalizar e exigir transparência no uso do dinheiro público, já conta com a participação de celebridades do esporte como o velejador e medalhista olímpico Lars Grael, além da primeira brasileira a vencer a prova feminina da Corrida de São Silvestre, Carmem de Oliveira.

A iniciativa é a primeira ação do projeto “Venceremos a Corrupção”, que conta com o apoio das organizações não governamentais Contas Abertas, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e a Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (Cipae) em parceria com várias outras entidades. O projeto piloto será em Brasília, mas a partir do próximo ano se estenderá a todas as capitais brasileiras.

Quem também já garantiu inscrição na prova foi o ex-carateca Altamiro Cruz, mais conhecido como Didi. “O importante desse evento não é ganhar medalha, melhorar o tempo ou chegar em primeiro lugar. O mais legal é participar como cidadão mesmo e mostrar interesse pelo bem do país”, explica Didi, que optou pela caminhada de 1,1 km. “Quero levar meus filhos e minha família para todos participarem e entenderem a importância da mobilização”, completa.

Outra participante será a corredora de rua Elizabeth Carvalho Rodrigues. Atleta profissional desde 2004, ela afirma ter se interessado por ser uma prova inédita e um evento que ressalta uma luta importante para a população. “Ao mesmo tempo que você está lá correndo e fazendo um bem para a saúde, também está fazendo parte de uma coisa importante, que é o combate à corrupção. Achei interessante a corrida ter um tema”, ressalta.

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro, a ideia é chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para permanecer mobilizada na luta contra a corrupção no Brasil. A data se refere à convenção da ONU assinada por 110 países que se comprometeram a cooperar para rastrear e recuperar dinheiro e bens desviados, assim como criminalizar o suborno e a lavagem de dinheiro, entre outros aspectos. A convenção entrou em vigor internacionalmente apenas em maio de 2005 e, no Brasil, passou a valer com força de lei somente em 2006.

O evento vai contar com três percursos diferentes. Todos serão na Esplanada dos Ministérios e o ponto de encontro inicial será o Congresso Nacional. Os participantes poderão optar pelo circuito de 10 km com largada na Esplanada dos Ministérios subindo até o Memorial JK e retornando à Esplanada para a bandeirada final. A segunda opção é a prova de 5 km que faz a volta na Rodoviária do Plano Piloto e retorna para a Esplanada. Já a terceira opção será uma caminhada de aproximadamente 1 km, que visa reunir adultos e crianças em uma confraternização com o objetivo de mostrar que a sociedade deve continuar mobilizada para combater a corrupção em todos os níveis.

Serviço:

1ª Corrida Venceremos a Corrupção
Data: 12 de dezembro
Horário: 9h
Local: Largada em frente ao Congresso Nacional – Brasília/DF
Percursos: 10 km ou 4 km (corrida) e 1,1 km (caminhada)
Valor: R$ 30 para a corrida (por pessoa); caminhada gratuita

Como participar:

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade, ou então pelo site www.venceremosacorrupcao.net.br. O kit do corredor inclui uma camiseta dry fit. Ao fim da prova, todos receberão medalhas de participação.