Aécio cochila em discurso de despedida do tucano Tasso Jereissati no Senado

Novo líder – Aparteado por vários senadores, o representante do estado do Ceará, Tasso Jereissati, se despede do Senado Federal em longo discurso. Adiada há mais de uma semana, a despedida é acompanhada por dezenas de tucanos, inclusive pelo senador eleito Aécio Neves, que chegou a cochilar em diversos momentos. Aécio é apontado como a liderança iminente no Senado, mas ele disse à reportagem do ucho.info que não terá a função formal de líder da bancada.

O ex-governador mineiro saiu do plenário antes de terminar a manifestação de Jereissati para uma reunião com toda a bancada de Minas Gerais no Congresso Nacional. Avisou que a atuação dos tucanos na próxima legislatura será “qualificada”. Antecipou que o partido deverá montar uma equipe de técnicos de “alto nível” para separar o que serão matérias de interesse de Estado e político.

A mesma opinião tem o senador eleito pela Paraíba, Cássio Cunha Lima. Escolhido pela maioria do eleitorado paraibano, Cunha Lima é ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, pois foi cassado por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006, quando concorreu e venceu o pleito para o governo estadual. “Na minha opinião nossa oposição não deve ser rancorosa”.

Com aparência de um playboy, o ex-governador paraibano disse que Aécio Neves dará o “tom” da bancada no Senado a partir de fevereiro de 2011. “Ele é o líder, não sei se será no papel”. Os dois jovens senadores eleitos substituirão dois conhecidos políticos do partido no plenário do Senado. O próprio Jereissati e Arthur Virgílio Neto (AM), ambos derrotados na tentativa de reeleição em outubro passado.