Jaques Wagner discorda de Lula sobre veto ao projeto dos royalties de petróleo

Castelo de areia – Quando os jornalistas do ucho.info afirmam que Luiz Inácio da Silva vendeu aos brasileiros e ao mundo uma bolha de virtuosismo que está prestes a estourar, não demora a surgir os aduladores para os costumeiros ataques. Faltando pouco mais de três semanas para deixar a Presidência da República, o presidente-metalúrgico aproveitou um evento em Brasília para uma sessão de autoelogio.

Na terça-feira (7), ao lado de sete beneficiárias do programa “Bolsa Família”, que para este site funciona como mantenedor de um obediente curral eleitoral, Lula comparou as transformações sociais patrocinadas durante seus dois mandatos à construção da Muralha da China. “É um processo que começou. É como a construção da muralha da China. Se ficasse uma pessoa olhando o tamanho daquela muralha ele jamais colocaria o primeiro tijolo. Ele só começou porque ele foi ousado. E eu acho que nós fomos ousados”, declarou o presidente. E Lula não poupou a imprensa ao falar do primeiro ano de seu governo e do projeto “Fome Zero”. “Algumas das reportagens negativas até por ignorância, outras por um pouco de ignorância e um pouco de má-fé, e outras crítica política sem fundamento, aquela de que o programa era populista, que não tinha resultado”, disse o petista.

No contraponto, alguns companheiros do presidente não exibem firmeza quando falam dessa maravilha anunciada pelo Palácio do Planalto. Na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, políticos da região Nordeste (de todas as correntes ideológicas) se reuniram para discutir a decisão do presidente Lula de vetar o projeto que estabelece a divisão equitativa dos royalties do petróleo entre os estados, aprovado há dias pela Câmara dos Deputados. Entre os presentes estavam os petistas Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE)

Deputado federal pelo Democratas do Piauí, Júlio Cesar, que durante o encontro desfiou os números sobre Nordeste de forma impressionante, criticou a intenção do presidente e destacou que a região é vítima de conhecidas deficiências sociais.

Reeleito em outubro passado para governa a terra de todos os santos por mais quatro anos, Jaques Wagner chamou para si a discussão, mas em nenhum momento discordou da fala do democrata Júlio César, mas, ao contrário, reforçou a fala do parlamentar piauiense. Para dificultar ainda mais a complicada situação do companheiro Lula, o governador baiano não apenas discorda do veto ao projeto aprovado pela Câmara, mas sugere que a distribuição dos royalties do petróleo seja proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada estado. Quanto menor for o IDH, maior será o repasse de verbas advindas dos royalties do ouro negro. O que mostra que o Brasil está longe de ser o país de todos e que as ações sociais do governo Lula nem mesmo em sonho são uma fortaleza como a muralha da China.

Luiz Inácio da Silva, que para a sorte dos brasileiros deixa o Planalto em breve, pode enganar a opinião pública durante algum tempo, mas essa bazófia oficial jamais será eterna.