Indicação de Negromonte para Cidades agora esbarra no senador Francisco Dornelles

Pernambucana no Esporte – Previsto para esta sexta-feira (10), o anúncio do nome do novo ministro das Cidades deve ser adiado. Sanados parcialmente os problemas com a bancada federal do Partido Progressista, a questão está agora com o presidente da executiva nacional, senador Francisco Dornelles (RJ), e com a própria presidente eleita Dilma “Lulita” Rousseff (PT). Ambos desejam que o carioca Márcio Fortes permaneça à frente do ministério, que na próxima administração perderá a gestão do Programa de Aceleração do Crescimento. O PAC do “Minha Casa, Minha Vida” será gerenciado pelo Ministério do Planejamento.

O deputado federal reeleito Mário Negromonte (PP-BA) move montanhas para ficar no lugar de Fortes. Por conta dessa disputa, os dois não se falam há dias, assim como estão azedas as relações com o líder da bancada na Câmara João Pizzolatti (SC). Os dois conseguiram amenizar o péssimo clima entre os colegas ao se comprometerem em partilhar os interesses que envolvem especialmente questões do Parlamento.

Mário Negromonte não é propriamente uma indicação do PP para o Ministério das Cidades. Assim como Márcio Fortes, a indicação do partido serve apenas como “barriga de aluguel”. O verdadeiro padrinho do deputado baiano é o governador Jaques Wagner, da Bahia, que está comemorando a indicação Negromonte.

Depois de anunciar oficialmente os nomes para onze ministérios, incluindo aqueles indicados pelo PMDB, aguarda-se para até o dia 15 as indicações dos demais partidos da base aliada. A ministra dos Esportes deverá ser a deputada federal eleita Luciana Santos, do PCdoB de Pernambuco. Ela aparece como cotada depois do nome de Manuela D´Ávila, do Rio Grande do Sul.

Luciana Santos foi deputada estadual, prefeita de Olinda por duas vezes e em outubro elegeu-se para a Câmara Federal com mais de 100 mil votos. O atual ministro dos Esportes é Orlando Silva Júnior, também filiado ao PCdoB, em São Paulo.