Senadora envolvida em denúncia se nega a deixar relatoria do Orçamento de 2011

Repeteco de Gim – Nova relatora geral do Orçamento Geral da União de 2011, Serys Slhessarenko (PT-MT) se diz tranqüila e à vontade no cargo, mesmo depois de denúncias contra ela publicadas nesta segunda-feira (13). A senadora é a terceira relatora em menos de uma semana, após o escândalo que atingiu o primeiro relator, o senador Gim Argello (PTB-DF). O parlamentar teria desviado recursos públicos (cerca de R$ 1,7 milhão) através de entidades fantasmas e empresas em nome de laranjas.

Denúncia idêntica atingiu Serys, mas ela se diz “traída” pela assessora Liane Muhlemberg. A servidora de confiança preside uma entidade que recebeu R$ 4,7 milhões de recursos do Orçamento por meio de convênios com o governo realizados sem licitação. A emenda foi proposta pela senadora em emenda individual no Orçamento do ano passado.

Serys Slhessarenko terá que dar, obrigatoriamente, explicações aos seus pares na reunião da Comissão Mista do Orçamento, que analisa e vota relatórios setoriais na noite de hoje. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, pediu o afastamento da relatora do Orçamento da União. A reportagem publicada nesta segunda-feira (13), pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, informa que o dinheiro chegou ao Instituto de Pesquisa e Ação Modular (Ipam) para shows e eventos culturais.

“Não é possível que o governo não tenha um senador ficha-limpa para ser relator do Orçamento. Que se encontre outro senador para o lugar desta senadora, senão contamina o Orçamento tanto quanto aconteceu com o relator anterior”, disse Freire à “Agência Estado”.

A senadora Serys assumiu a relatoria do Orçamento depois da renúncia da senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Ela deixou o cargo depois de ser anunciada como a nova ministra da Secretaria Especial da Pesca e Aqüicultura. Indicada pela bancada governista, Ideli respondeu durante dois dias pela relatoria, em razão da renúncia do senador Gim Argello (PTB-DF).