Ambientalistas se vestem de vaquinha para protestar contra líder do governo

Jogo duplo – Na condição de líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP) tem contabilizado adversários ao longo do ano. A mais nova crítica à atuação do representante do governo no Parlamento partiu dos movimentos ambientalistas, que debitam ao parlamentar a “barganha” do novo Código Florestal em favor dos ruralistas.

Na manhã desta terça-feira (14), o Greenpeace levou até um mascote para alertar contra a “manobra política” orquestrada pelo líder do governo, “que declarou apoio aos ruralistas na aprovação ainda este ano da lei”. Com um trocadilho de “vaca rezza”, os ambientalistas vestidos de vaquinha empunharam uma faixa de protesto contra o parlamentar.

Para o Greenpeace, Vaccarezza mente ao garantir que os ruralistas prometeram não votar o texto do Código Florestal neste ano. “Para a turma da motoserra, a votação tem que acontecer o quanto antes, de preferência ainda nesta semana”.

Em texto distribuído para a imprensa, os ambientalistas afirmam que para quem circula pelos bastidores do Congresso, o apoio de Vaccarezza aos anseios é uma manobra clara de barganha de votos para concorrer à presidência da Câmara.

De acordo com o Greenpeace, caso o projeto de lei seja aprovado na Câmara, seria impossível o Brasil honrar com as metas assinadas na conferência da ONU sobre mudanças climáticas de 2009. “Todos os esforços que levaram à queda do desmatamento na Amazônia poderão ir por água abaixo”, garante Márcio Astrini, da Campanha Amazônia do Greenpeace. (Foto: Luis Alves)