Casagrande convida cabo eleitoral de Serra para o meio ambiente

Problemas à vista – O governador eleito do Espírito Santo, senador Renato Casagrande (PSB), resolveu cutucar a onça com vara curta ao nomear Paulo Ruy Carnelli para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O anúncio foi feito há poucas horas, junto com mais dois nomes para o primeiro escalão da futura administração: Maurício Duque (Fazenda) e Rodrigo Júdice (Procuradoria-Geral).

Carnelli foi diretor da Companhia de Saneamento (Cesan) no governo de Paulo Hartung (PMDB), além de secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória. Casagrande corre o risco de criar problemas com o governo federal, porque o engenheiro elétrico teve participação ativa na campanha eleitoral dos tucanos.

Ele fez campanha aberta para o então candidato Luiz Paulo Veloso Lucas e para o ex-presidenciável José Serra. Além de acompanhar os comícios, Carnelli utilizou largamente a internet para enviar e-mails contra os adversários. A participação do futuro secretário na campanha – para os amigos de Casagrande -, pode atrapalhar as gestões do Espírito Santo na área ambiental junto ao governo da presidente eleita Dilma “Lulita” Rousseff (PT). Além disso, cria embaraços com o PT, partido aliado que indicou o vice-governador eleito Givaldo Vieira.

Os outros secretários anunciados hoje são o economista Maurício Cézar Duque. Atuou como coordenador operacional da campanha de Renato Casagrande nas últimas eleições e atualmente é membro da Comissão de Transição do Governo. O advogado Rodrigo Marques de Abreu Júdice é procurador do Espírito Santo desde 1997, quando foi aprovado em um concurso público.