Lula da Silva e Ideli Salvatti usaram hotel de bingueiro para festas de aniversário

Cartela cheia – Na derradeira semana de atividade parlamentar no Congresso Nacional – a votação do Orçamento da União de 2011 corre o risco de ficar para o início da próxima legislatura – a Câmara dos Deputados deve levar a plenário, no máximo até quarta-feira (15), o projeto que legaliza o funcionamento dos bingos em todo o País. A base governista finge não querer votar a matéria, mas tudo não passe de um bem ensaiado jogo de cena, pois é sabido que muitos partidos, a começar pelo PT, torcem pela aprovação do projeto.

A intimidade do PT palaciano com o mundo da jogatina ficou escancarada logo no começo do governo Lula, quando Waldomiro Diniz, então assessor de José Dirceu na Casa Civil, se envolveu em um escândalo de corrupção que tinha na outra ponta o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, também conhecido na seara da contravenção como Carlinhos Cachoeira. De lá para cá, o apetite petista pelos jogos de azar ilegais só cresceu. Meses após o primeiro escândalo da era Lula, o PT enfrentou problemas para justificar um aporte financeiro de bingueiros na campanha de Antonio Palocci Filho.

Para que essa sanha pelos números da sorte que alguns destacados petistas alimentam não fique à deriva, o ucho.info lembra que Luiz Inácio da Silva e sua sempre obediente companheira Ideli Salvatti têm alguma ligação com donos de bingo.

Indicada pela presidente eleita para assumir a Secretaria da Pesca e Aquicultura, a senadora Ideli Salvatti organizou uma festa para comemorar seu aniversário, em março passado, no Golden Executive Hotel localizado Bairro Serraria entre os municípios de Biguaçu e São José, na Grande Florianópolis. O proprietário do tal hotel também é dono do Golden Bingo I, atualmente fechado e à espera da aprovação do projeto que tramita na Câmara. O evento que teve Ideli como o centro das atenções contou com a presença da agora eleita Dilma Rousseff.

Coincidência ou não – há quem diga que elas inexistem – a faraônica e comentada festa de quinze anos de Maria Beatriz Sato, neta do messiânico Luiz Inácio da Silva, teve o mesmo hotel como palco. Foi lá, no Golden Executive Hotel, que Lula bailou pelos salões do hotel com sua neta, em festa que custou mais de 200 salários mínimnos. Como nem tudo é perfeito no mundo dos escândalos, o capítulo catarinense do PT realizou um encontro partidário, em dezembro de 2009, no mesmo hotel.

Como sempre acontece quando o nome de algum destacado petista está envolvido em transgressões, alguém há de alegar desconhecimento dos fatos, mas estar autoridade requer cuidados extras que um cidadão comum tem o sacro direito de dispensar. Não se trata de acusar Lula e Ideli Salvatti de manterem relação umbilical com o bingueiro e hoteleiro, mas é preciso invocar aquela velha e popular tese que trata da honestidade da mulher de César. Não bastava a ela ser honesta, mas parecer como tal. (Foto: Vita Produções)