Arlindo Chinaglia desiste de concorrer à presidência da Câmara dos Deputados

Disputa no PT – O deputado federal Arlindo Chinaglia (SP) retirou seu nome da disputa para a presidência da Câmara dos Deputados. A bancada do Partido dos Trabalhadores está reunida neste momento para definir o nome que concorrerá nas eleições de fevereiro do próximo ano. Ainda nesta terça-feira (14) poderá ocorrer uma eleição interna para escolha do candidato do partido, com a participação dos 36 novos deputados petistas.

O PT terá a maior bancada (88 parlamentares) em 2011 e, tradicionalmente, o maior partido tem o privilégio de indicar o presidente da Mesa Diretora. Chinaglia retirou a sua candidatura em favor do vice-presidente da Casa, Marco Maia (RS), que agora concorre internamente com o líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP).

Na última semana desistiu de concorrer o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que também já foi presidente da Casa. João Paulo é um dos 40 réus investigados no escândalo do “mensalão do PT”, denunciado no primeiro governo do presidente Lula da Silva. O “mensalão” serviu para comprar deputados para a base governista e deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Conforme o ucho.info noticiou, a disputa por espaços reflete os interesses das tendências do PT pelo poder. Além dos espaços na estrutura de governo, os grupos querem ter a hegemonia na presidência da Câmara Baixa e na liderança da bancada petista.