Principais cidades brasileiras já sofrem com inevitável apagão de qualificação profissional

Competência questionável – Quando ainda estava em campanha pela Presidência da República, em 2002, Luiz Inácio da Silva prometeu criar 10 milhões de novos empregos em apenas quatro anos. Tempos depois, Lula admitiu que sua fala não passou de uma promessa mentirosa, que teve a rubrica criativa do marqueteiro Duda Mendonça, necessária para ludibriar o eleitorado.

Em oito anos de governo, Lula se dedicou, mês após mês, a anunciar a criação de níveis recordes de empregos, mas deixou de fora das informações arremessadas contra o público a verdade sobre os fatos. Mesmo com o fantasma da desqualificação profissional rondando o setor laboral, empresas estão contratando pessoas sem experiência para suprir a falta de mão de obra especializada.

Considerada a quinta maior cidade do planeta, São Paulo já sofre com a falta de qualificação profissional, especialmente no setor de prestação de serviços. Quem frequenta a capital paulista com assiduidade ou mora na cidade já começa a perceber a queda na qualidade dos serviços.

Em uma conhecida rede de confeitarias, que no passado foi sinônimo de bom atendimento, o despreparo das balconistas é evidente. E a qualidade dos produtos também já deixa a desejar. Situação que se repete em hotéis, restaurantes e outros tantos tipos de estabelecimentos comerciais que na prática são reféns de um padrão atendimento à altura de uma megalópole como São Paulo.