São Paulo: decoração de Natal tem facilitado com largueza a atuação dos assaltantes

Ladrões à solta – Em São Paulo, o Natal está fazendo não apenas a alegria dos comerciantes, que têm faturado alto com vendas a crédito, mas principalmente de criminosos especializados em assaltos à mão armada. Famosa nacionalmente por tantos quesitos, a capital paulista oferece nessa época do ano diversos pontos com exuberante decoração natalina. Todo esse cenário de magia e empolgação tem provocado longos congestionamentos fora dos horários costumeiros em importantes regiões da cidade, como, por exemplo, a Avenida Paulista e o entorno do Parque do Ibirapuera. Em ambos os locais, as decorações alusivas às festas atraem motoristas curiosos que, parados nos engarrafamentos, se tornam presas fáceis para os marginais à noite e no começo da madrugada.

Preocupada com os ataques prometidos para o Natal pela facção criminosa que domina os presídios do estado, a Secretaria de Segurança Pública anunciou somente no começo da noite de segunda-feira (13) que o policiamento será reforçado nesses locais de maior vulnerabilidade para os motoristas.

Perdendo terreno para o crime organizado, o Estado, como um todo, acaba adotando medidas que no mínimo afrontam o conjunto de leis do País. Quando os assaltos nos semáforos passaram a interferir nas estatísticas sobre criminalidade, autoridades responsáveis pela segurança pública sugeriram que o motorista deixasse de andar com os vidros do veículo abertos. Ou seja, quem não tem um carro com ar condicionado ou é alérgico ao equipamento não deve sair de casa. Em dado, como se a incompetência fosse sequencial, os representantes do Estado começaram a sugerir que os motoristas que circulam durante a madrugada na cidade de São Paulo não parassem nos semáforos, evitando possíveis ataques de criminosos. Acontece que em muitos cruzamentos da capital dos paulistas há atentos radares eletrônicos, que flagram os infratores sem piedade.

De tal modo, se nada for feito para combater a escalada do crime – e a incumbência agora é do tucano Geraldo Alckmin –, em breve a Pauliceia Desvairada não mais terá as decorações de Natal.