Sérgio Cabral tenta esconder a dura realidade dos moradores do Rio de Janeiro

Escondendo a realidade – Enquanto o fanfarrão Sérgio Cabral Filho (PMDB), governador do Rio de Janeiro, usufrui dos louros advindos da retomada do território dos traficantes – leia-se Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão -, detalhes simples do cotidiano da Cidade Maravilhosa passam despercebidos. Quem circula pela Linha Vermelha, um dos principais acessos à capital fluminense, não se incomodou com a instalação de uma estrutura de ferro e plástico em vários trechos da via. Muito estranhamente, a tal estrutura, que mescla plástico transparente com fosco e exibe algumas imagens, foi instalada nos locais onde as favelas são facilmente visíveis.

Por certo algum estafeta de Sérgio Cabral surgirá para alegar que se trata de um elemento de segurança para os moradores das comunidades carentes do Rio, mas se isso fosse verdade melhor seria instalar alambrados ao longo da via, impedindo que pessoas acessassem a sempre movimentada Linha Vermelha em locais perigosos.

Deixando de lado o discurso politicamente correto que deve surgir em breve, a mencionada estrutura tem como objetivo tirar do raio de visão dos motoristas a miséria em que vivem milhões de brasileiros, que continuam desconhecendo os seus direitos e acreditando nas promessas “palanqueiras” de alguns alarifes, como é o caso de Cabral Filho

Como a Linha Vermelha funcionará como uma importante rota para os apaixonados pelo futebol que irão ao Rio para acompanhar os jogos da Copa de 2014, a saída foi fingir que no segundo mais importante estado brasileiro tudo funciona às mil maravilhas.

Para quem consegue interpretar de maneira mais ampla e crítica a atividade política, fica claro que o que se tentou no Rio de Janeiro foi esconder da opinião pública a irreversível falência do Estado, como um todo. E foi exatamente no Rio de Janeiro que, ao lado do governador, Luiz Inácio da Silva fez as promessas mais mirabolantes nos últimos oito anos.