Virtuosismo vendido por Lula começa a tropeçar a poucos dias da sua despedida

Luz vermelha – Após chegar ao poder a bordo de promessas ufanistas, todas balbuciadas durante a campanha de 2002, Luiz Inácio da Silva transformou-se na versão chicaneira e tropical de Messias, o salvador da humanidade. Em nossa querida, amada e vilipendiada Botocúndia esse gazeteiro de quinta surgiu em cena nos últimos oito anos como se fosse o maior dos gênios. E por conta disso adotou o bordão “nunca antes na história deste país”, como se ele tivesse feito algo positivo e duradouro em prol dos brasileiros.

O virtuosismo que Lula vendeu aos brasileiros incautos e aos estrangeiros que desconhecem a realidade do País caminha na direção do abismo. E para evitar um mal maior a eleita Dilma Rousseff terá de colocar à prova a competência que seu mentor eleitoral tão espalhou pelos rincões verde-louros. Se a neopetista Dilma não tirar uma receita milagrosa de sua cartola vermelha, o Brasil corre um grande risco de enfrentar sérias dificuldades na economia.

A inflação nos setores de alimentos e serviços sinaliza que ainda tem fôlego de sobra para seguir em frente. O que mostra que o brasileiro, que acreditou nas palavras de Lula da Silva, consumiu muito além do que deveria, provocando índices preocupantes de inadimplência, que segundo a Serasa deve manter esse ritmo no próximo ano. Conter esse quadro preocupante será possível com o aumento da taxa básica de juros, a Selic, índice que norteia o custo do dinheiro para o governo e também para o cidadão comum, sempre respeitadas as variações de taxas.

Para que Lula não deixasse o Palácio do Planalto com a pecha de ter aumentado a taxa de juros em seus derradeiros dias como mandatário tupiniquim, o Banco Central deixou o problema para a sucessora do presidente-metalúrgico, a ex-pedetista Dilma Vana Rousseff. Diante da inevitável alta dos juros, o brasileiro será tomado pela escassez de crédito, o que por um lado ajudará a conter o consumo e, por consequência, afugentará não por muito tempo o fantasma da inflação. No contraponto, a retração da oferta de crédito trará dois efeitos indesejados. Encolhimento da atividade industrial e aumento do desemprego.

Quem analisa a economia mundial com um pouco mais de calma logo percebe que Luiz Inácio da Silva, mesmo tendo nascido em Pernambuco, é um chinês de carteirinha. Ele conseguiu criar um cenário ainda mais favorável aos produtos fabricados no país da Grande Muralha.