Médico aponta cuidados na prática de exercícios físicos

Maus hábitos podem atrapalhar até mesmo a vida sexual

Uma das principais dicas para quem busca qualidade de vida é a prática de exercícios físicos. De acordo com o médico Érico de Rolvare, especializado em saúde masculina, os benefícios do exercício incluem até mesmo melhora na vida sexual dos homens.

“Praticar exercícios moderadamente, especialmente atividades aeróbicas, sempre é indicado para quem busca qualidade de vida. Tais atividades melhoram a circulação periférica e, por isso, têm reflexo positivo na vida sexual masculina, já que o pênis é uma região periférica do corpo. Sem a perfeita circulação de sangue na região peniana, o homem não consegue atingir ou manter a ereção durante o ato sexual”, explica o médico. A má circulação, por exemplo, é um dos fatores que podem contribuir para o surgimento de problemas de disfunção erétil.

“Precisamos considerar também que a relação sexual é uma atividade física e estar com bom condicionamento físico dá mais disposição e energia para os momentos a dois”, completa Érico de Rolvare, do Centro Médico Masculino de Campinas.

Entretanto, ele faz um alerta: alguns exageros na academia podem afetar de maneira negativa a performance sexual masculina. “É importante praticar exercícios sempre com orientação. Às vezes, um movimento feito com um peso acima do recomendado ou algum traumatismo na região escrotal podem afetar a atividade peniana”.

Um dos erros mais graves dos homens, porém, é o uso abusivo de esteróides anabolizantes. Derivados do hormônio masculino testosterona, originalmente produzido pelos testículos, eles têm como efeito reforçar o crescimento de músculos e o desenvolvimento de características sexuais masculinas, como aumento de pêlos, barba, engrossamento da voz. O uso sem indicação médica, porém, é bastante perigoso. “Redução na produção de esperma e impotência são alguns dos resultados que podem atingir quem faz uso irregular desses produtos”, explica Érico de Rolvare.

Na busca da forma perfeita, muitos homens põem em risco a saúde e arrependem-se depois. “Por isso, sempre muito cuidado: nada de medicação sem indicação médica, principalmente esteróides que, ainda por cima, podem causar dependência”, aconselha o médico.