Presidente da FIFA pede desculpas por comentário ofensivo aos gays

Panos quentes – O presidente da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), Joseph Blatter, se desculpou publicamente nesta sexta-feira (17) por ter feito comentários discriminatórios sobre gays. Nesta semana, Blatter disse que os gays amantes do futebol deveriam “se abster de atividades sexuais” se pretendem ir à Copa do Mundo de 2022 no Catar.

De acordo com as leis islâmicas vigentes no Catar, a homossexualidade é crime. Diversos grupos de defesa dos direitos gays exigiram do dirigente da entidade máxima do futebol mundial um pedido formal de desculpas ou a sua renúncia ao cargo.

“Não entrarei em tal discussão, mas gostaria de dizer aqui que se eu atingi um grupo de pessoas no mundo ao fazer aqueles comentários, então eu me arrependo”, disse Blatter durante coletiva de imprensa. “Não foi a minha intenção e nunca será minha intenção fazer qualquer discriminação, porque é exatamente o que nós (da FIFA) somos contra, portanto se alguém sentir que foi prejudicado, eu me arrependo e peço desculpas por isso”, declarou o presidente da FIFA.

Após derrotar a Austrália, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Norte, o Emirado do Catar foi escolhido há dias para sediar a Copa de 2022.