Cartão de aluguel da Caixa pode indicar problemas no “Minha Casa, Minha Vida”

Sem fiador – A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira (20), em São Paulo, o “Cartão Aluguel Caixa”. O programa social tem seu mérito, mas prova que o “Minha Casa, Minha Vida” não anda bem das pernas. Lançado com a proposta de resolver boa parte dos problemas de moradia no Brasil, o “Minha Casa, Minha Vida” patina em estatísticas que mostram seu fraco desempenho. No Ceará, por exemplo, apenas 13,8% das metas do programa foram cumpridos segundo o próprio Ministério das Cidades.

Naquele estado nordestino, 8.637 unidades destinadas às famílias com faixa de renda até três salários mínimos estão sendo construídas até o momento. Com 12.218 moradias aprovadas em todas as faixas de renda, o Ceará tem participação de somente 1,5% no total nacional, que registrou 794.157 habitações. Os números do Estado ainda estão muito aquém da meta estipulada para este ano, em torno de 50 mil unidades.

A presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, no entanto, acredita que a meta que 1 milhão de imóveis financiados neste ano será batido até o Natal. Para chegar a esse número, superintendentes da instituição financeira estiveram semana passada em Brasília. Na ocasião informou-se que a carteira de crédito total chegará ao final de 2010 em R$ 181 bilhões, que seria um crescimento de 46%.

Tanto otimismo pode não ser promissor diante da carteira de imóveis que a Caixa diz ter financiado. O “Cartão Aluguel Caixa” pode comprovar esta tese, pois o mercado de alugueis continua em alta. O novo programa tem a finalidade de garantir o pagamento de aluguel sem a necessidade de fiador ou garantia adicional.

De acordo com informações da Caixa, o programa será oferecido nas bandeiras MasterCard e Visa, na variante internacional, para pessoas físicas, locatários de imóveis residenciais. O cliente terá dois limites: o limite-aluguel, que será utilizado exclusivamente para pagamento do aluguel nas imobiliárias, e o limite rotativo, para pagamento de compras em estabelecimentos comerciais, como um cartão de crédito convencional.

O processo de locação por meio do Cartão Aluguel será realizado em uma das imobiliárias credenciadas pela Caixa, após a assinatura do contrato de aluguel pelo inquilino. O banco garante à imobiliária o recebimento de aluguéis não pagos, de até 12 parcelas.