Vice José Alencar teve nova hemorragia e é submetido a exames em São Paulo

Novos exames – Vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva teve uma nova hemorragia intestinal, segundo nota divulgada à imprensa pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar foi internado no último dia 22 para uma cirurgia de emergência com o objetivo de detectar o local exato da hemorragia, que de acordo com os médicos decorre de um avanço do câncer abdominal na direção do intestino delgado.

Há treze anos lutando contra um câncer no abdômen, o que o obrigou a mais de uma dezena de cirurgias e tratamento quimioterápico, José Alencar manifestou o desejo de participar da cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, mas o agravamento do seu estado de saúde deve impedi-lo de seguir viagem a Brasília, mesmo que por poucas horas.

Neste exato momento o vice-presidente está sendo submetido a um exame de arteriografia (radiografia das artérias), que permitirá aos médicos a localização da hemorragia no intestino delgado. “É um procedimento parecido com o cateterismo. O paciente é sedado e poderemos acompanhar o contraste injetado e saber onde está o sangramento, que é intermitente e pode provocar outros problemas médicos”, disse Paulo Hoff, que integra a equipe médica que acompanha Alencar.

Na sequência, José Alencar fará nova hemodiálise, procedimento que vem sendo adotado desde que a equipe médica que o acompanha decidiu interromper a cirurgia para a localização da hemorragia, que foi controlada com transfusões de sangue e o uso de medicamentos.

Sobre as seguidas transfusões, o médico Paulo Hoff destacou que “esse é um dos problemas que o paciente tem de enfrentar por conta da hemorragia. Houve dias que o sangramento parou, mas vai e volta. A hemorragia está melhor do que quando ele [Alencar] chegou ao hospital. Como o sangramento pode voltar a acontecer, optamos por esse procedimento mais invasivo, mas sem riscos ao paciente”.