Calheiros e Aldo Rebelo chegam atrasados e perdem a vaia enfrentada por Michel Temer

Fora do tom – Com uma hora de antecedência, alguns chefes de Estado e representantes de delegações estrangeiras já estavam a postos no Congresso Nacional para a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. No melhor estilo “irresponsabilidade tropical”, dois conhecidos parlamentares adentraram ao Parlamento depois da chegada da sucessora de Luiz Inácio da Silva: o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Momentos antes de ser recepcionada na chapelaria do Congresso Nacional, local alternativo no roteiro da cerimônia em função do forte temporal que castigou a capital dos brasileiros no início da tarde deste sábado (1), Dilma, ao ter o nome anunciado nos alto-falantes, foi saudada pelos poucos populares concentrados na lateral do Parlamento.

O mesmo não aconteceu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), que ouviu uma sonora vaia depois do anúncio do seu nome pelo locutor oficial do evento. É fato que tal situação traduz o já previsto constrangimento que marcará o convívio entre Dilma e Temer, especialmente porque o PT palaciano, mesmo sendo maioria no Congresso, continuará refém do PMDB e seus caciques.

Com o recuo da chuva que impediu o desfile em carro aberto, o número de populares aumentou na Esplanada dos Ministérios, que agora aguardam para acompanhar o curto trajeto a ser percorrido pela presidente Dilma Rousseff do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto, onde será recebida por seu inventor eleitoral, o messiânico Luiz Inácio da Silva.