Dilma chora depois de afirmar “sou a presidenta de todos os brasileiros”

Pela frente – Aplaudida de pé ao encerrar o discurso, a petista Dilma Rousseff ouviu companheiros e aduladores entoarem “Olê, olê, olé, olá, Dilma, Dilma”, grito de guerra lançado pela esquerda tupiniquim por ocasião da primeira eleição de Luiz Inácio da Silva, em 2002. Por diversas vezes sua voz embargou. Quando terminava sua longa fala, a presidente chorou quando afirmou que da parte dela não haverá discriminação e que “sou a presidenta de todos os brasileiros. “Não tenho arrependimento, ressentimento ou rancor. A vida quer da gente é coragem, mas mulher é carinho também”.

Em rápido discurso feito instantes atrás, o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, disse “ela fará um grande mandato”. Neste instante, Dilma está em encontro reservado com o presidente do Senado Federal junto com o vice-presidente da República empossado Michel Temer (PMDB). Em seguida, desce a rampa do Congresso Nacional, onde novamente será executado o Hino Nacional pela banda do Batalhão de Guarda Presidencial.

Na sua promessa de posse, Dilma Rousseff falou várias vezes na valorização da mulher. Logo no início disse que “faixa verde amarela traz consigo uma enorme responsabilidade. Vem para abrir portas para que muitas outras mulheres possam ser presidentas. E para que no dia de hoje todas as mulheres brasileiras sintam orgulho e alegria de ser mulher”.

Em fala pontuada por uma série de temas, Dilma elogiou o presidente que sai, Lula da Silva. “Exemplo de coragem, e exemplo de parceria que fizeram Lula e Zé Alencar. Eu e Michel Temer nos sentimos responsáveis em seguir por esse caminho”.

Garantir que vai manter os fundamentos e agregar novas ferramentas e manter a estabilidade econômica. “Continuaremos fortalecendo nossas reservas externas. Atuaremos nos foros multilaterais, protegendo o país dos capitais estrangeiros”.