Novo governador de SP, o tucano Geraldo Alckmin já trabalha de olho em 2014

Dada a largada – Natural de Pindamonhangaba, cidade do interior paulista onde começou a carreira política como vereador, Geraldo Alckmin já é oficialmente o novo governador de São Paulo. Em seu retorno ao palácio dos Bandeirantes, Alckmin assume o comando do mais rico e importante estado brasileiro com um projeto político intricado e desafiador. Com a missão de barrar as pretensões do prefeito da cidade de São Paulo, o democrata Gilberto Kassab, que por enquanto é a única ameaça concreta ao PSDB para 2014, o novo governador anunciou que levará a sua administração mais para a esquerda, como forma de recuperar a “fragmentada” base do tucanato. “Temos que levar o governo mais para esquerda. Nossa base está muito fragmentada”, declarou Geraldo Alckmin a assessores.

A estratégia do novo inquilino do Palácio dos Bandeirantes tem como ponto principal a abertura da administração para o maior número possível de partidos políticos, inclusive para o PSB, do ex-secretário da Educação e deputado federal eleito Gabriel Chalita, e para o PMDB, legenda que despertou a cobiça política de Gilberto Kassab e cujas tratativas estavam sob a responsabilidade do falecido Orestes Quércia.

Ao ampliar sua base de apoio político no estado, Alckmin colocará contra a parede o Partido dos Trabalhadores, que nos últimos anos se especializou em criar problemas para os tucanos na Assembleia Legislativa. Com essa decisão, Geraldo Alckmin não apenas se cacifa politicamente para a reeleição em 2014, mas também se lança como pré-candidato do partido à Presidência da República. No caso de prevalecer a segunda hipótese, o PSDB desde já começa a viver uma silenciosa disputa interna, pois o ex-governador de Minas e senador eleito Aécio Neves é candidato natural ao Palácio do Planalto.