Presidente da FIFA afirma que Copa do Mundo no Brasil terá função social

Árbitros profissionais – O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou que “resta muito trabalho” para o Brasil realizar a Copa do Mundo de 2014. “Em termos de infraestrutura, então não se pode perder tempo”. Na entrevista que concedeu ao site da própria entidade, Blatter observou que o Brasil é muito concentrado em Rio e São Paulo.

“Na Copa do Mundo, ‘vamos’ em direção ao norte e vamos à Amazônia em Manaus”, declarou o presidente da FIFA. “É um país emergente de quase 200 milhões de habitantes, bastante multirracial, mas onde ainda existe pobreza. A herança da Copa do Mundo certamente permitirá melhorar isso, também”, completou.

O dirigente antecipou que daqui a três anos somente árbitros profissionais apitarão na Copa do Mundo. Segundo Blatter, será uma obrigação. “E se alguns disserem que não há dinheiro suficiente para remunerá-los, eu responderia que há dinheiro suficiente nos campeonatos profissionais”.

Ele também comentou sobre a Copa do Mundo Feminina, que será realizada dentro de seis meses. Disse que o futebol feminino tem dificuldades para ser aceito pela esfera econômica, “as pessoas não acreditam no esporte”. Na opinião do presidente da FIFA, a Alemanha pode mudar isso organizando bem a competição, mas principalmente garantindo estádios cheios. “A partida de abertura em Berlim já deve contar com 50 mil espectadores, é um enorme sucesso”.