Na onda do consumismo, liquidações prometem mentirosos financiamentos sem juros

Muita atenção – Patrocinada pelo crédito fácil, a farra de consumo que marcou a economia verde-loura nos últimos dois anos permitiu o retorno da inflação, que fechou 2010 em 6,4%. Para contar esse fantasma, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) passou a elevar a taxa básica de juros nos últimos meses, o que encareceu o dinheiro para o consumidor e aumentou o valor a dívida pública. Diante da resistência da inflação, o Copom, que se reúne no próximo dia 19, pode mais uma vez jogar para cima a Selic. O que fará com que os juros cobrados no Brasil continuem como o mais alto do planeta.

Como sempre acontece nos primeiros dias do ano, após as irresponsáveis compras para as festas natalinas, as grandes redes de lojas de eletrodomésticos promovem liquidações que levam muitos consumidores a dormir durante dias a fio à espera do início da promoção. Embalados pela falsa sensação de poder aquisitivo elevado, os brasileiros devem entupir as lojas nos próximos dias, muitas vezes levando as compras nas costas ou na capota do carro.

O que é preciso lembrar é que algumas redes de lojas induzem os consumidores a erro, pois anunciam descontos mirabolantes e financiamento em até dezoito vezes sem juros. Primeiramente é preciso destacar que nenhum comerciante madruga para fazer caridade. Ou seja, como no comércio não há inocentes, os produtos são vendidos sem gerar qualquer prejuízo, pois os incautos e afobados compradores já garantiram os lucros absurdos.

O detalhe mais importante nessa lufada de promoções é que ninguém financia um produto sem cobrança de encargos, em especial no país que tem a mais alta taxa de juros do planeta. E quem embarcar cegamente nessa história mentirosa é porque quer ser enganado. Por mais convidativo que seja o preço de uma mercadoria em liquidação, procure sempre pagar à vista. Até porque, o futuro pertence apenas ao Criador.