Bloco político com PV e PPS esvaziará ainda mais grupo oposicionista na Câmara

Negociações avançadas – O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) informou há pouco que até o final do mês deverá estar consolidado a formação de um bloco entre o Partido Popular Socialista e o Partido Verde (PV). A bancada reunirá 26 parlamentares na Câmara dos Deputados, podendo subir para 30 deputados, caso o Partido da Mobilização Nacional (PMN) também decida aderir à aliança.

O presidente nacional do PPS disse à reportagem do ucho.info que o objetivo é formar um grupo parlamentar e ter perspectivas políticas para as novas eleições. “Estamos discutindo os detalhes para uma ação política para fora do Parlamento”, afirmou Freire.

O líder do PV, deputado Edson Duarte (BA), confirmou que os “entendimentos” estão avançados. Em nota enviada ao site, a assessoria da liderança do partido afirma que falta apenas o aval da nova bancada, que assume no dia 1º de fevereiro.

A criação de um novo bloco esvazia a frente oposicionista integrada pelo PSDB, Democratas e pelo próprio PPS. Roberto Freire, no entanto, disse que seu partido teve sempre uma atuação individual, embora em quase todas as votações tenha se juntado aos outros dois partidos.

Se aprovada a proposta do bloco PV-PPS, o número de deputados oposicionistas ficará ainda menor. É que o Partido Verde faz parte da base governista, que poderá ser ampliada com a chegada do PPS, já que os neossocialistas não teriam um confronto diário com as matérias do governo.

O PPS terá a partir do próximo mês 12 deputados federais e o senador Itamar Franco (MG). No sítio eletrônico, o partido afirma que o “trabalho será árduo, mas a qualidade dos representantes do partido, com longa experiência política, promete fazer a diferença”.