Grêmio deixa escapar a vitória depois de estar em vantagem em jogo da Libertadores

Alerta geral – A estreia gremista não foi tão diferente da experiência negativa do Corinthians, embora o empate com o Liverpool, do Uruguai, tenha outras cores. O Tricolor gaúcho alternou bons momentos com deslizes flagrantes e chegou a estar em vantagem duas vezes, mas acabou deixando o resultado escapar para um 2 a 2 que deixa a defesa em estado de alerta para o segundo jogo. Em caso de empate em 0 a 0 ou 1 a 1, em Porto Alegre, o Grêmio garante a vaga na próxima fase.

Antes de sucumbir ao cansaço na segunda etapa, o Grêmio mostrou vigor e se lançou ao ataque no início do jogo. Foi recompensado com um gol de cabeça de André Lima logo aos seis minutos de jogo, depois que a bola bateu nas costas do goleiro Castro. O gol deu ao Tricolor gaúcho uma confiança que seria quebrada apenas dois minutos depois, após falha do goleiro Victor. Ao partir para uma cobrança de falta, Franco viu o arqueiro adiantado e marcou por cobertura.

Foi a vez de o Liverpool tomar conta do jogo e assustar a zaga gremista. Apostando nos contra-ataques, os gaúchos conseguiram ficar na frente novamente aos 12 minutos, com o segundo de André Lima. Outra vez o Tricolor assumiu o comando do jogo, mas foi abatido em outra bola parada: após cobrança de escanteio da direita, Franco alçou a bola na marca do pênalti e Guevara subiu livre para balançar a rede de Victor.

Depois de um primeiro tempo eletrizante, o Grêmio diminuiu o ritmo e não conseguiu marcar novamente. Nem a entrada de Vinícius Pacheco no lugar de Viçosa nem a tentativa com o talismã Diego Clementino fizeram a diferença e a equipe gaúcha teve de se contentar com o empate.